Certidões de Registro Civil

O que é?

Diante a situação atual do País, em que a recomendação do Ministério da Saúde a todos os cidadãos é ficar em casa, os serviços indispensáveis devem ser feitos de forma online, quando for possível. Por isso,  que é o site oficial dos Cartórios de Registro Civil brasileiros é uma das principais facilidades das suas rotinas diárias, beneficia os cidadãos.

Mantida pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil), a plataforma permite a solicitação online de segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito emitidas pelos cartórios de todo o Brasil.

Mantido pela Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC), o site reúne e integra os dados dos serviços realizados pelos Cartórios de Registro Civil de todo o país. Isso possibilita a troca de informações e a localização de assentos realizados por outro cartório.

Além disso, é possível a busca de certidões em qualquer cartório, dispensando a ida do cidadão até a serventia responsável pelo registro do assento, o que é extremamente providencial no momento atual. Certidões emitidas em outro Estado, por exemplo, podem ser solicitadas no Cartório de Registro Civil de qualquer localidade ou pelo site, sem que a pessoa interessada precise sair de casa.


Tipos de certidão

Outra vantagem do site é a possibilidade de pedidos de certidões em modo físico, impressas em papel autorizado e entregues pelos Correios. Ou ainda, as certidões digitais, enviadas para o e-mail do requerente em formato PDF e que possuem a mesma validade jurídica que as originais impressas.


Certidões digitais devem ser validadas


Quando solicitadas, as certidões digitais devem ser validadas posteriormente no próprio site por meio do código hash, presente ao final do arquivo do documento, que funciona como uma chave criptográfica.


Busca por óbitos de desaparecidos


O mesmo site disponibiliza também a Central Nacional de Óbitos de Pessoas Não Identificadas, onde é possível localizar registros de óbitos de pessoas desaparecidas, não reconhecidas. Para isso, basta informar dados pessoais, como nome, idade aproximada, sexo, cor e até características, como cicatrizes e tatuagens.

Por fim, vale destacar que todas essas funcionalidades do Portal Oficial do Registro Civil são disponibilizadas para todos os cidadãos brasileiros e podem ser acessadas a qualquer momento. Acesse www.registrocivil.org.br para conhecer a plataforma!

Usamos cookies para garantir a você uma melhor experiência. Se continuar navegando, supomos que você aceita esta prática.