Carta de Sentença Notarial

O que é?

 

A Carta de Sentença Notarial é o conjunto de cópias de documentos que integram o processo judicial. É elaborada por um tabelião, por meio de cópias de um processo judicial, unidas com fé pública, compondo o título hábil para transferência de bens imóveis e também de bens móveis.


Para que serve?

 

Serve para cumprir a decisão judicial, ou seja, a Carta de Sentença Notarial é entregue ao órgão ou pessoa a que se destina a decisão judicial, para que assim, seja realizado o que a sentença determina.

 

Como é feita?

 

O interessado ou o advogado deverá apresentar o processo judicial, em meio físico, para o tabelião e indicar quais as páginas do requerimento deseja que sejam autenticadas para compor a Carta de Sentença Notarial. 

O tabelião irá autenticar as páginas do documento e produzir um termo de abertura e encerramento em papel de segurança. Desta forma, a Carta de Sentença Notarial é feita com cópias autenticadas do processo e termo de abertura e encerramento. Fora isso, a carta de sentença também pode ser extraída de processo digital.

 

Quem deve comparecer?

 

O advogado ou até mesmo a parte que integra o processo, juntamente com o processo original.

 

Quanto custa?

 

O valor da Carta de Sentença Notarial é tabelado por lei em todos os cartórios do Brasil. Para verificar o preço, consulte a Tabela de Emolumentos.

Usamos cookies para garantir a você uma melhor experiência. Se continuar navegando, supomos que você aceita esta prática.