Autenticações

O que é?

 

Diz respeito à reprodução (xerox) de um documento, na qual o tabelião aprova que se trata de cópia fiel do documento original e que contém todos os sinais característicos e fundamentais à sua identificação, tendo assim, o mesmo valor do documento original.

 

Como é feita?

 

O indivíduo deve apresentar o documento original no Tabelionato de Notas e solicitar a cópia autenticada. A reprodução do documento original pode ser feita no tabelionato ou fornecida pelo interessado junto com o documento original, que será conferida para se certificar que a cópia conserva os elementos identificadores. Depois, é acrescentado um selo de autenticidade, carimbo e assinatura do responsável pela autenticação do documento. 

A autenticação só pode ser realizada através da apresentação dos documentos originais, portanto, não é possível apresentar cópia de documento para solicitar uma nova autenticação. 

Se o documento original obter rasuras, tiver sido adulterado por raspagem ou corretivo, estiver escrito a lápis, ou caso o documento for replastificado, a Autenticação de Cópia é vedada.

 

Quanto custa?

 

O valor da autenticação de cópia é tabelado por lei em todos os cartórios do Brasil. Para verificar o preço, consulte a Tabela de Emolumentos.

Usamos cookies para garantir a você uma melhor experiência. Se continuar navegando, supomos que você aceita esta prática.